Projetos

10 Minutos a Ler


Tendo consciência de que o contacto com o livro e a prática regular da leitura são indispensáveis para o desenvolvimento do gosto de ler, a consolidação dos hábitos leitores e o aumento das competências de literacia. Quem lê, lerá sempre mais e melhor, e ficará mais bem preparado para a vida. É por isso que ler todos os dias é tão importante e é também por isso que o Agrupamento aderiu a este projeto de leitura diária para o 2.º ciclo.

Cientificamente Provável


Com o objetivo de contribuir para o enriquecimento dos percursos formativos dos alunos e para o desenvolvimento das suas competências de investigação, comunicação e literacias da áreas informação, o Agrupamento tem vindo a desenvolver este projeto com o Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) da Universidade do Minho e o Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto.


Já Sei Ler


Através do projeto Já Sei Ler, o Agrupamento espera que os momentos de leitura em famí­lia levem alunos e pais do 1.º ciclo a valorizarem a atividade leitora, proporcionando momentos de leitura diária com as crianças a partir de livros selecionados pela Biblioteca Escolar que os envolvam e lhes agradem, que os entusiasmem e ajudem a tornarem-se leitores efetivos para quem ler seja um prazer.


Leitura em Vai e Vem


O Leitura em Vai e Vem é um projeto direcionado para o pré-escolar que faz especificamente a ligação entre a casa e a escola, convidando os pais à leitura diária com as crianças que as incentivem, entusiasmem e ajudem a realizar um percurso evolutivo de leituras.


Clube de Leitura



Os benefí­cios cognitivos, económicos, sociais e escolares gerados pela prática da leitura têm sido amplamente estudados e demonstrados. O Clube de Leitura é uma iniciativa que no Agrupamento está aberto ao 3.º ciclo e funciona em regime misto: presencialmente e online e pretende contribuir para o crescimento dos hábitos de leitura e do prazer de ler e para o desenvolvimento das competências leitoras.


TERTeatro na escola


O clube TERTeatro na escola é um espaço lúdico pedagógico que contribui para o desenvolvimento pessoal e social dos alunos e da comunidade educativa em geral. Esta iniciativa permite aos alunos aprofundar e desenvolver o gosto pelo teatro, pela leitura e ainda sensibilizá-los para as várias técnicas teatrais, nomeadamente ao ní­vel da cenografia, sonoplástica, iluminação, figurinos e adereços.


Expressão dramática


O corpo e a voz são instrumentos importantes de comunicação e expressão, surge assim no agrupamento o projeto de expressão dramática, dirigido aos alunos do 2ºciclo com sessões semanais, onde através de jogos dramáticos os alunos desenvolveram o espí­rito de iniciativa, integraçã, autonomia e poder de decisão em constante interação com o meio onde estão inseridos.


Yoga com histórias

 

Yoga com histórias é um projeto dirigido aos alunos do pré-escolar e 1º ciclo de ensino. A prática do yoga além de melhorar o desenvolvimento cognitivo da criança, ensina-a a lidar com as suas emoções, ajuda a combater a ansiedade e défice de atenção. Neste projeto recorremos a histórias, canções, posturas e jogos que ajudam os alunos a melhorar os relacionamentos interpessoais, a autoconfiança, autonomia, espí­rito de iniciativa e simultaneamente desenvolver atitudes éticas, com base nos princípios de não violência, tolerância, honestidade, equilí­brio e partilha. As posturas de yoga que exigem aos alunos força, equilí­brio e flexibilidade são muitas vezes associadas a técnicas de respiração, e exercí­cios para a concentração e meditação.


Dinâmicas de grupo


Dada a consciência da dificuldade que é resolver problemas que encontramos nas relações interpessoais dos alunos, surgem as sessões de dinâmicas de grupo. Os jogos desenvolvidos nestas sessões ajudam na inadaptação social, desenvolvem a cooperação entre grupos; desenvolvem a sensibilidade em relação aos problemas dos outros através de jogos que exijam confiança, e promovem a interdependência assim como a independência da identidade social. Estes jogos proporcionam a verdadeira comunicação, fazendo desaparecer a hostilidade e remover barreira indesejáveis. Este é um trabalho realizado em articulação com os docentes, que permite também abordar diversas questões como o bullying, a violência doméstica, a violência no namoro, a igualdade de género, entre outros conteúdos essenciais à formação dos alunos enquanto cidadãos.

 

Plano Nacional de Cinema


O Plano Nacional de Cinema tem como objetivo difundir e promover obras cinematográficas e audiovisuais, enquanto instrumentos de expressão da diversidade cultural, afirmação da identidade nacional e promoçãoo da lí­ngua e da cultura portuguesas. Pretende também valorizar o cinema enquanto arte junto das escolas e da restante comunidade educativa.

 

A Natureza é a melhor sala de aula


O projeto "A Natureza é a melhor sala de aula" pretende dinamizar algumas aulas no exterior (recreio ou área envolvente) para que os alunos possam explorar os seus sentidos ao mesmo tempo que visualizam in loco alguns dos conteúdos articulando ainda saberes transdisciplinares - Ciências Naturais; Lí­ngua Portuguesa (através da escrita); Cidadania (enaltecendo o respeito pelo Meio Ambiente e pelos colegas através do trabalho cooperativo); Artes (desenhando algumas interações entre os seres vivos e os respetivos habitats), etc...


CompartilhArte


O projeto CompartilhArte pretende exprimir através da Arte diferentes formas de partilhar afetos e emoções. Todos os ní­veis de ensino do Agrupamento de Rates estão envolvidos nesta atividade. Em cada ano letivo existe um tema diferente e os trabalhos selecionados concorrem a um concurso nacional. Este ano 2021- 2022 os alunos vão criar uma Caricatura das Emoções. O trabalho vencedor será a nova mascote da Ajudaris - Organização que distribui óculos e equipamentos a crianças carenciadas.





Rato de Biblioteca

O Agrupamento de Escolas de Rates participou novamente, este ano letivo (2015/2016), no projeto Rato de Biblioteca, promovido pela Fundação Vox Populi. O Concurso "Rato de Biblioteca" é dinamizado, anualmente, pela Fundação Vox Populi e tem como objetivo divulgar e incentivar o uso dos Estudos de Pesquisa, como instrumento pedagógico para incrementar a literacia, e como forma de aumentar os conhecimentos, a capacidade de interpretação dos mesmos e a tomada de consciência e mudança de atitude dos alunos. Durante este ano letivo, uma equipa representativa da nossa escola, trabalhou no tema "Ilustres ratenses marcam a História em diferentes séculos". Este projeto culminou, com a realização no dia 14 de maio, de uma Feira Quinhentista, com a temática " O regresso de Tomé de Sousa a Rates". Com esta iniciativa pretendeu-se recriar um ambiente à época de Tomé de Sousa e desta forma transportar os visitantes para esse perí­odo. Todo este trabalho valeu a esta equipa de alunos, professores e parcerias envolvidas atribuição de dois prémios: o prémio do melhor trabalho a concurso e o prémio do trabalho com a maior participação de alunos, atribuí­do no encontro nacional de escolas, que decorreu em Braga.







LITERACIA 3D é uma iniciativa da responsabilidade da Porto Editora que consiste num desafio nacional dirigido aos alunos dos 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico de todo o paí­s, envolvendo os respetivos professores e estabelecimentos de ensino, com o propósito de avaliarem as suas competências em três dimensões do saber: leitura, matemática e ciência.


 

A Escola Básica de Rates aderiu no início do ano letivo ao projeto NEPSO (Nossa Escola Pesquisa Sua Opinião), promovido pela Fundação Vox Populi.

A Fundação Vox Populi tem o objetivo de promover o uso pedagógico dos estudos de opinião e estimular os jovens, nas escolas e nas universidades, para a utilização dos instrumentos de recolha de opinião pública.


 

Prémio Fundação Ilí­dio Pinho

A Fundação Ilí­dio Pinho, o Ministério da Educação e Ciência e Ministério da Economia celebraram um Protocolo com vista à instituição de um prémio anual, o Prémio Fundação Ilí­dio Pinho "Ciência na Escola".
Este prémio visa motivar todos os alunos, para a aprendizagem das ciências e para a escolha de áreas tecnológicas. Pretende-se estimular o interesse dos alunos pelas ciências através do apoio a projetos inovadores.
A Escola Básica de Rates concorreu ao Prémio Fundação Ilí­dio Pinho "Ciência na Escola" e foram aprovados para desenvolvimento dois projetos: "No recolher, é que estã o ganho!" e "MasterChef Solar".
Os projetos vão ser desenvolvidos durante os próximos dois meses e posteriormente serão candidatos aos prémios finais da Fundação.




Shopping makes people happy, can buy good and cheap things, and make people happy all day. I recommend everyone to buy fake rolex. It can be worn or collected, and it is worth having.